sábado, 18 de junho de 2011

Transtorno de Personalidade Borderline (Limítrofe)



   Caracterizado por transtornos dramáticos, imprevisíveis ou irregulares.
  As outras pessoas costumam perceber um quê de anormal no comportamento dos indivíduos que compõem este grupo, frequentemente sendo apelidados como "problemáticos". Nele, estão presentes os indivíduos que são vistos como "doidos", manipuladores, rebeldes, com tendência a quebrar regras e rotinas, estressados, "maus", inconstantes, impulsivos, dramáticos, sedutores, imprevisíveis, egoístas e muito imaturos emocionalmente.
   Neste grupo, os sintomas inflexíveis dos distúrbios afetam muito mais as pessoas em sua volta, do que o próprio indivíduo. Este grupo está mais propenso à depressão.
  Transtorno de personalidade limítrofe - Indivíduos muito impulsivos, inconstantes, com pensamento extremo "preto ou branco", apaixonam-se por uma pessoa, para logo em seguida odiá-la, por temerem o abandono; com notável tendência a terminar relacionamentos, de forma raivosa. Suas relações são frequentemente intensas, mas sempre confusas e instáveis. Essas pessoas têm profundos sentimentos de raiva e vazio crônico, são emocionalmente instáveis com surtos de carência afetiva. Além disso, elas têm tendência suicida e, a fim de se libertarem do sentimento de vazio, podem engajar-se em comportamentos compulsivos como auto-mutilação, comer compulsivo, direção imprudente etc. São pessoas irritadiças quando estão sós e se sentem merecedoras de cuidados e atenção. Muitas vezes não conseguem controlar fortes emoções como agressividade, demonstrando notáveis explosões de rebeldia e podem ser manipuladoras, sobretudo porque temem o abandono, fazendo esforços excessivos para evitá-lo. (Não confundir com Transtorno Afetivo Bipolar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário