domingo, 19 de junho de 2011

A Psicologia Newtoniana


   O texto A Psicologia Newtoniana, explica o que todos os pensadores que auxiliaram o que é e como é, o entendimento corpo e mente o seu funcionamento e estrutura de pensamento mecanicista da física e da biologia. Os estudos atuais obtiveram importantes influências dos estudiosos do passado nas áreas da matemática, física, filosofia e ciência médica. Para todas as justificativas psicológicas na época fizeram o entendimento crescente e evolutivo até os tempos atuais.
   A dúvida de um estudioso era aprimorada em outro para que o compromisso da ciência fosse comprovada e experimentada. Assim Descartes, justifica-se no seu estabelecimento na distinção nítida entre corpo perecível e a alma indestrutível, com o entendimento de q a mente o e corpo deve ser estudada pelos métodos da ciência natural.
   Os estruturalistas estudaram a mente através da introspecção sob análise da consciência em seus elementos básicos. Os behavioristas com o estudo do corpo negando a existência da mente. Sigmund Freud, com seu método da livre associação sob a mente humana e seus conceitos básicos também advinham da teoria newtoniana.
   Dessa forma as principais correntes behavioristas e estruturalistas afirmavam-se no mundo acadêmico e Freud e seus seguidores no mundo clinico, serviram-se baseados no paradigma cartesiano e em conceitos newtonianos. Outras filosofias foram se agregando ao mundo cartesiano e newtoniano para conquistarem seus espaços para justificar as suas teorias e vértices de origem. O resultado é expressivo e benéfico para os tempos atuais onde desfrutamos de aparelhos de última geração obtendo resultados para leituras da psique humana, que de certa forma auxilia o entendimento dinâmico do funcionamento do humano e suas dificuldades relacionais e outras demandas fisiológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário