sexta-feira, 17 de junho de 2011

As Representações - Goffman



   Goffman coloca que todos os elementos do atuar devem ser levados em consideração na atualidade: um ator atua em uma posição onde há o palco e os bastidores, um médico atua em um hospital, seja ele em uma cirurgia ou em visita ao paciente, ao “contrário” dele, terá a enfermeira que ficará praticamente 24 horas com o mesmo paciente. Sendo visto que a enfermeira terá de mostrar muito mais seu serviço do que um médico propriamente dito, tendo este muitos pacientes que estarão presenciando suas atividades. Existem relações entre a peça e a sua atuação ou mesmo da atenção do “expectador” em relação à enfermeira e ao médico.

   De acordo com Goffman, o ator social tem a habilidade de escolher seu palco e sua peça. O objetivo principal do ator é manter sua coerência e se ajustar de acordo com a situação. Isso é feito, principalmente, com a interação dos outros atores, da mesma forma que o médico hoje representa uma pessoa dedicada, inteligente e que faz seus próprios horários em relação à enfermeira.

   Nas interações ou performances, as partes envolvidas pode ser, público, atores, profissões grande nomeadas, etc. Estes encorajam o expectador, mostrando grande importância no seu meio em que vive.

   Goffman declara que os mais bem nomeados podem ter atitudes que nem sempre serão agradáveis, como um ator errar em alguma cena ou até mesmo um médico não ter um bom procedimento cirúrgico. As consequências normalmente serão passadas sem muita vazão para o assunto, sempre desfocando a falha que ocorreu. Esse tipo de atitude acontece em todos os níveis da organização social, dos mais pobres às elites no meio em que vivemos hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário